banner.png

SOBRE A CURADORIA

ABOUT CURATION

CRITÉRIOS DE PUBLICAÇÃO

PUBLICATION CRITERIA

AUTORES E PARCEIROS

AUTHORS AND PARTNERS

A Curadoria de Livros Acadêmicos “Angela Maria Brasil Biaggio” foi fundada em fevereiro de 2021 com o objetivo de relançar, com o selo da editora, obras já publicadas no Brasil e internacionalmente. Nossa missão é reforçar o cenário acadêmico nacional com obras internacionais inéditas, lançando suas primeiras edições na língua portuguesa (pt-br) e trazer visibilidade a obras nacionais, já publicadas, mas que tiveram sua circulação interrompida, sem novas edições e/ou impressões por suas editoras anteriores.

Angela Biaggio. Fonte: Arquivo pessoal

angela.jpg

Sobre a homenageada

Angela Maria Brasil Biaggio (1940-2003) foi uma psicóloga e pesquisadora brasileira reconhecida por suas grandes contribuições para o desenvolvimento científico na área em Psicologia no país. 
Nascida em 29 de julho de 1940, Angela Biaggio graduou-se em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) em 1964. Nos Estados Unidos, pela University of Wisconsin, obteve os títulos de Mestre em Psicologia Educacional em 1965, sob a orientação de Julian C. Stanley; e de Doutora em Psicologia em 1967, sob a orientação de Robert Grinder. Nos anos seguintes, foi professora de universidades brasileiras, nas PUCRJ, Pontifícia Universidade

Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), e Universidade de Brasília (UnB); e estadunidense, na Minnesota State University (Moorhead-EUA). Em 1981, a professora Angela Biaggio passou a compor o corpo docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde se aposentou em 1998 e permaneceu como orientadora na pós-graduação até seu falecimento. Suas pesquisas e estudos nas décadas de 1980 e 1990 sobre o desenvolvimento moral segundo a teoria de Lawrence Kohlberg e sobre ansiedade, raiva e depressão na concepção traço-estado de Charles D. Spielberger, garantiram-lhe reconhecimento nacional e internacional, como uma das pesquisadoras brasileiras em Psicologia com maior reconhecimento no exterior (GOMES; SOUZA, 2010). São vários os livros, capítulos de coletâneas, artigos e trabalhos em anais de eventos que publicou e apresentou, dentre eles o livro “Psicologia do Desenvolvimento”, com sua primeira edição em 1975 e hoje best-seller da Editora Vozes, e o livro “Lawrence Kohlberg: Ética e Educação Moral”, com sua primeira edição em 2002, primeiro livro sobre Kohlberg disponível em português.Também foi divulgadora da história da Psicologia no Brasil em outros países, além de se envolver fortemente com associações científicas e agências de fomento. Angela Biaggio faleceu prematuramente, vítima de câncer, em 19 de maio de 2003, em Porto Alegre, deixando uma vida de dedicação aos estudos e ao desenvolvimento da Ciência brasileira.Nesta singela homenagem ao seu legado, contar com o seu nome é uma honra.

Texto por: Matheus Estevão Ferreira da Silva

Contate-nos

Agradecemos sua mensagem.

Em breve nossa equipe em contato contigo