Digital Object Identifier

DOI

Digital Object Identifier

DOI_logo.svg.png

O que é o DOI?

Trata-se de um identificador único, qual gestores de conteúdo vinculam a objetos físicos ou digitais, o que garante a propriedade intelectual desses materiais quando disponíveis na Internet. O DOI é um sistema que engloba diferentes subsistemas para o depósito de informações digitais(metadados) e as resume em um nome DOI.


Por que usar?
O uso de um identificador para publicações digitais, como livros ou artigos científicos, permite a implementação de serviços como localização, gestão de direitos autorais, métricas de acesso e de referenciamento. Esse material além de ser de grande importância, garante acesso ao texto integral enquanto se preservam os metadados em uma base de dados, ofertando segurança e alinhamento às necessidades de curadoria de conteúdos digitais na Internet.

Como funciona o DOI?
O sistema DOI consiste numa federação de agências de registro de metadados, as quais operam sob o padrão definido pela norma ISO 26324 (2012). Essencialmente, possibilita a atribuição de um identificador, denominado nome DOI, aliado ao depósito de metadados, para a posterior localização do objeto, por meio desse identificador. Com isso, é possível encontrar um material ou suas informações na web.

 

A Gradus Editora possui prefixo próprio junto ao DOI e associação à ABEC - Associação Brasileira de Editores Científicos, responsável por regulamentar a editoração científica no Brasil. Dessa forma, estamos preparados para lhe oferecer o registro DOI, com segurança e transparência. 

 
Ou nos deixe uma mensagem

Obrigado pela sua mensagem, nossa equipe entrará em contato contigo o mais breve possível.

redesign_logo_gradus-03.png

fonte:

<https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/Guia_usuario_DOI-online3.pdf>